terça-feira, 6 de setembro de 2016

Prova de Legislação DETRAN - Prova 10 - Direção Defensiva

Prova 10: Direção Defensiva
01) Assinale a alternativa correta. A força centrípeta, aderência e a transferência de massa, são:

A) Condições adversas.
B) Automatismo corretos.
C) Leis da física que se relacionam ao ato de dirigir.
D) Atos inseguros do motorista.

2) Para evitar colisões nos cruzamentos é fundamental:

A) Aumentar a velocidade.
B) Olhar primeiro para a direita e avançar.
C) Respeitar a preferência.
D) Diminuir a velocidade e buzinar.

3) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:

A) Dirigir redobrando os cuidados.
B) Dirigir, somente, se estiver acompanhado.
C) Tomar banho bem frio ou molhar a cabeça para despertar, antes de começar a dirigir.
D) Não dirigir o veículo, pedindo a outro condutor habilitado que realize tal atitude.

4)A maioria dos acidentes está associada à condição adversa do condutor. A grande maioria deles é causada por:

A) Falhas mecânicas.
B) Deficiência da via.
C) Falta de sinalização.
D) Falhas humanas.

5) Assinale a alternativa incorreta. Dirigir na defensiva é:

A) Dirigir atento às ações imprevisíveis dos demais usuários.
B) Dirigir impondo os seus direitos.
C) Dirigir educado e seguro.
D) Dirigir respeitando a legislação.

6)Tempo de reação é aquele que transcorre entre:

A) Tempo aproximado de 3/4 de segundo.
B) Acionar o freio e parar.
C) Ver o perigo e tomar providências.
D) Perceber o perigo e parar.

7)Valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito é:

A) Desnecessário à segurança no trânsito.
B) Dever do governo e não dos condutores.
C) Demonstração de respeito à pessoa humana.
D) A necessidade de desconsiderar as diferenças individuais.

8)O condutor que, na direção do veículo, evita situações de acidentes ao trafegar
com as devidas margens de segurança, estará fazendo uma "direção defensiva":

A) Corretiva.
B) Avaliativa.
C) Participativa.
D) Preventiva.

9) Assinale a alternativa que responda à questão. A chuva é condição adversa
do _____, lâmina d'água na pista é condição adversa da _____, possibilitando a
ocorrência de hidroplanagem que pode ser aumentada por determinadas condições adversas do _____:

A) Veículo; via; condutor.
B) Tempo; via; veículo.
C) Condutor; máquina, passageiro.
D) Veículo; chuva; tempo.

10)Automatismo correto significa:

A) Atenção fixa.
B) Atenção dispersiva.
C) Gesto inconsciente efetuado de forma segura.
D) Indisciplina na condução do veículo.

11) Fator que não altera a aderência é:

A) Tipo de solo.
B) Tipo de combustível.
C) Chuva.
D) Calibragem dos pneus.

12)O procedimento correto em um declive acentuado é:

A) Utilizar o "ponto morto".
B) Utilizar a mesma marcha que seria necessária no caso de aclive acentuado.
C) Testar o acelerador e desengrenar o veículo.
D) Desligar o motor do veículo .

13)Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo
suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:

A) Abre as janelas e prossegue o trajeto.
B) Acelera mais para dissipar os pingos de chuva.
C) Para o veículo em local seguro e aguarda.
D) Liga os faróis altos.

14)Não é causa da diminuição da aderência do veículo com o solo:

A) Óleo na pista.
B) Excesso de velocidade.
C) Pista escorregadia.
D) Pneus em bom estado de conservação.

15)Dirigindo em veículo, ao se aproximar de um cruzamento com sinal luminoso,
você observa que a luz vermelha está acesa. neste caso, você deve:

A) Diminuir a velocidade do veículo e passar.
B) Diminuir a velocidade e parar o veículo.
C) observar o tráfico dos veículos e passar.
D) Frear bruscamente o veículo.

16)Direção defensiva é o ato de dirigir buscando, sempre:

A) Não se preocupar com a aproximação de outros veículos.
B) Utilizar o pisca-alerta em qualquer situação.
C) A eliminação dos fatores de riscos que podem levar à ocorrência de acidentes.
D) Utilizar o freio somente quando for parar o veículo.

17)Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas ou deficientes físicos atravessando a via deve:

A) Diminuir a velocidade, buzinar e seguir em frente.
B) Diminuir a velocidade, desviar e seguir em frente.
C) Parar o veículo e facilitar a travessia.
D) Ignorá-los.

18)O contato dos pneus com o solo é chamado de:

A) Aderência.
B) Derrapagem.
C) Aquaplanagem.
D) Hidroplanagem.

19)O acidente que envolve, apenas, um veículo e que não se conhecem suas possíveis causas chama-se:

A) Colisão misteriosa.
B) Colisão em uma passagem de nível (via férrea).
C) Colisão com animais.
D) Atropelamento.

20) O condutor que dirige com segurança é aquele que:

A) Circula em alta velocidade em qualquer situação.
B) Ultrapassa outro veículo pela direita.
C) Circula com velocidade adequada à via.
D) Circula, sempre, pela faixa da direita.

21)Uma das reações defensivas de um condutor, ao perceber a iminência de uma colisão frontal, é:

A) Encostar ao máximo para a direita da pista.
B) Ligar o pisca-alerta.
C) Deslocar-se para o acostamento da esquerda.
D) Aumentar a velocidade.

22)Nos dias de período chuvoso não é conveniente:

A) Trafegar com o pisca-alerta acionado.
B) Aumentar a distância de segurança para com os veículos que seguem à frente.
C) Acender pelo menos as luzes de posição.
D) Sinalizar com maior abundância, suas intenções de mudança de direção.

23)Se um condutor de veículo deparar, no trânsito, com outro condutor agindo
de forma incorreta e que venha a prejudicá-lo, deve:

A) Fazer valer seu direito.
B) Ceder seu direito para evitar consequências maiores .
C) Ceder a vez e logo à frente, castigar o condutor infrator com uma "fechada".
D) Deixar que o acidente aconteça para fazê-lo pagar pelo erro.

24)A atitude correta para o condutor defensivo evitar acidente com o pedestre é:

A) Conceder o direito de passagem ao pedestre, sempre.
B) Buzinar, indicando perigo.
C) Acender os faróis, quando avistar pedestres na pista.
D) Respeitar o pedestre, apenas, se o mesmo estiver atravessando na faixa apropriada.

25)São tipos de direção defensiva:

A) Disciplinar e legal.
B) Preventiva e Corretiva.
C) Eficiente e Utilitária.
D) Segura e Insegura.

26)Manter uma distância do veículo da frente é uma:

A) Condição segura para que o condutor tenha tempo de reagir e acionar
os freios,bruscamente, diante de situação de emergência.
B) Conduta errada do condutor defensivo.
C) Condição segura para que o condutor tenha tempo de reagir e acionar
os freios diante de situação de emergência.
D) Conduta que contraria as normas de direção defensiva.

27)Direção Defensiva leva o condutor a:

A) Dirigir indiferentemente quanto aos demais usuários.
B) Dirigir com atenção dispersiva.
C) Dirigir com educação, segurança e eficiência.
D) Dirigir com atenção fixa.

28)Não são técnicas adequadas para a realização de uma ultrapassagem segura:

A) Realizar sinalização clara e redobrar a atenção.
B) Manter a distância de segurança, antes de iniciar a manobra.
C) Planejar o espaço necessário para a manobra completa.
D) A ultrapassagem pelo acostamento.

29)Quando você estiver conduzindo um veículo lembre-se de que, também, é passageiro e pedestre. Assim, deve:

A) Ultrapassar veículos parados em fila, que estejam aguardando a abertura do sinal luminoso.
B) Ultrapassar outro veículo em pontes e viadutos.
C) Dar prioridade de passagem aos pedestres, apenas, quando atravessar
a calçada para entrar em algum estacionamento.
D) Dar preferência de passagem aos pedestres que estiverem nas faixas de
segurança, onde não existir sinal luminoso.

30)Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou
deficientes físicos atravessando a via, deve:

A) Diminuir a velocidade, buzinar e seguir em frente
B) Diminuir a velocidade, dar um sinal de luz e seguir em frente.
C) Ignorá-los.
D) Parar o veículo e facilitar a travessia.

Pontos:



Gabarito