Prova 10: Direção Defensiva
01) Assinale a alternativa correta. A força centrípeta, aderência e a transferência de massa, são:
A) Condições adversas.
B) Automatismo corretos.
C) Leis da física que se relacionam ao ato de dirigir.
D) Atos inseguros do motorista.
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2) Para evitar colisões nos cruzamentos é fundamental:
A) Aumentar a velocidade.
B) Olhar primeiro para a direita e avançar.
C) Respeitar a preferência.
D) Diminuir a velocidade e buzinar.
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3) É atitude do condutor defensivo, quando ingerir bebida alcoólica:
A) Dirigir redobrando os cuidados.
B) Dirigir, somente, se estiver acompanhado.
C) Tomar banho bem frio ou molhar a cabeça para despertar, antes de começar a dirigir.
D) Não dirigir o veículo, pedindo a outro condutor habilitado que realize tal atitude.
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4)A maioria dos acidentes está associada à condição adversa do condutor. A grande maioria deles é causada por:
A) Falhas mecânicas.
B) Deficiência da via.
C) Falta de sinalização.
D) Falhas humanas.
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5) Assinale a alternativa incorreta. Dirigir na defensiva é:
A) Dirigir atento às ações imprevisíveis dos demais usuários.
B) Dirigir impondo os seus direitos.
C) Dirigir educado e seguro.
D) Dirigir respeitando a legislação.
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6)Tempo de reação é aquele que transcorre entre:
A) Tempo aproximado de 3/4 de segundo.
B) Acionar o freio e parar.
C) Ver o perigo e tomar providências.
D) Perceber o perigo e parar.
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7)Valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito é:
A) Desnecessário à segurança no trânsito.
B) Dever do governo e não dos condutores.
C) Demonstração de respeito à pessoa humana.
D) A necessidade de desconsiderar as diferenças individuais.
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8)O condutor que, na direção do veículo, evita situações de acidentes ao trafegar com as devidas margens de segurança, estará fazendo uma "direção defensiva":
A) Corretiva.
B) Avaliativa.
C) Participativa.
D) Preventiva.
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9) Assinale a alternativa que responda à questão. A chuva é condição adversa do _____, lâmina d'água na pista é condição adversa da _____, possibilitando a ocorrência de hidroplanagem que pode ser aumentada por determinadas condições adversas do _____:
A) Veículo; via; condutor.
B) Tempo; via; veículo.
C) Condutor; máquina, passageiro.
D) Veículo; chuva; tempo.
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10)Automatismo correto significa:
A) Atenção fixa.
B) Atenção dispersiva.
C) Gesto inconsciente efetuado de forma segura.
D) Indisciplina na condução do veículo.
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11) Fator que não altera a aderência é:
A) Tipo de solo.
B) Tipo de combustível.
C) Chuva.
D) Calibragem dos pneus.
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12)O procedimento correto em um declive acentuado é:
A) Utilizar o "ponto morto".
B) Utilizar a mesma marcha que seria necessária no caso de aclive acentuado.
C) Testar o acelerador e desengrenar o veículo.
D) Desligar o motor do veículo .
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13)Chove forte e o limpador de para-brisa de seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação você:
A) Abre as janelas e prossegue o trajeto.
B) Acelera mais para dissipar os pingos de chuva.
C) Para o veículo em local seguro e aguarda.
D) Liga os faróis altos.
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14)Não é causa da diminuição da aderência do veículo com o solo:
A) Óleo na pista.
B) Excesso de velocidade.
C) Pista escorregadia.
D) Pneus em bom estado de conservação.
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15)Dirigindo em veículo, ao se aproximar de um cruzamento com sinal luminoso, você observa que a luz vermelha está acesa. neste caso, você deve:
A) Diminuir a velocidade do veículo e passar.
B) Diminuir a velocidade e parar o veículo.
C) observar o tráfico dos veículos e passar.
D) Frear bruscamente o veículo.
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16)Direção defensiva é o ato de dirigir buscando, sempre:
A) Não se preocupar com a aproximação de outros veículos.
B) Utilizar o pisca-alerta em qualquer situação.
C) A eliminação dos fatores de riscos que podem levar à ocorrência de acidentes.
D) Utilizar o freio somente quando for parar o veículo.
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17)Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas ou deficientes físicos atravessando a via deve:
A) Diminuir a velocidade, buzinar e seguir em frente.
B) Diminuir a velocidade, desviar e seguir em frente.
C) Parar o veículo e facilitar a travessia.
D) Ignorá-los.
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18)O contato dos pneus com o solo é chamado de:
A) Aderência.
B) Derrapagem.
C) Aquaplanagem.
D) Hidroplanagem.
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19)O acidente que envolve, apenas, um veículo e que não se conhecem suas possíveis causas chama-se:
A) Colisão misteriosa.
B) Colisão em uma passagem de nível (via férrea).
C) Colisão com animais.
D) Atropelamento.
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20) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
A) Circula em alta velocidade em qualquer situação.
B) Ultrapassa outro veículo pela direita.
C) Circula com velocidade adequada à via.
D) Circula, sempre, pela faixa da direita.
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21)Uma das reações defensivas de um condutor, ao perceber a iminência de uma colisão frontal, é:
A) Encostar ao máximo para a direita da pista.
B) Ligar o pisca-alerta.
C) Deslocar-se para o acostamento da esquerda.
D) Aumentar a velocidade.
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22)Nos dias de período chuvoso não é conveniente:
A) Trafegar com o pisca-alerta acionado.
B) Aumentar a distância de segurança para com os veículos que seguem à frente.
C) Acender pelo menos as luzes de posição.
D) Sinalizar com maior abundância, suas intenções de mudança de direção.
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23)Se um condutor de veículo deparar, no trânsito, com outro condutor agindo de forma incorreta e que venha a prejudicá-lo, deve:
A) Fazer valer seu direito.
B) Ceder seu direito para evitar consequências maiores .
C) Ceder a vez e logo à frente, castigar o condutor infrator com uma "fechada".
D) Deixar que o acidente aconteça para fazê-lo pagar pelo erro.
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24)A atitude correta para o condutor defensivo evitar acidente com o pedestre é:
A) Conceder o direito de passagem ao pedestre, sempre.
B) Buzinar, indicando perigo.
C) Acender os faróis, quando avistar pedestres na pista.
D) Respeitar o pedestre, apenas, se o mesmo estiver atravessando na faixa apropriada.
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25)São tipos de direção defensiva:
A) Disciplinar e legal.
B) Preventiva e Corretiva.
C) Eficiente e Utilitária.
D) Segura e Insegura.
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26)Manter uma distância do veículo da frente é uma:
A) Condição segura para que o condutor tenha tempo de reagir e acionar os freios,bruscamente, diante de situação de emergência.
B) Conduta errada do condutor defensivo.
C) Condição segura para que o condutor tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de situação de emergência.
D) Conduta que contraria as normas de direção defensiva.
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27)Direção Defensiva leva o condutor a:
A) Dirigir indiferentemente quanto aos demais usuários.
B) Dirigir com atenção dispersiva.
C) Dirigir com educação, segurança e eficiência.
D) Dirigir com atenção fixa.
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28)Não são técnicas adequadas para a realização de uma ultrapassagem segura:
A) Realizar sinalização clara e redobrar a atenção.
B) Manter a distância de segurança, antes de iniciar a manobra.
C) Planejar o espaço necessário para a manobra completa.
D) A ultrapassagem pelo acostamento.
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29)Quando você estiver conduzindo um veículo lembre-se de que, também, é passageiro e pedestre. Assim, deve:
A) Ultrapassar veículos parados em fila, que estejam aguardando a abertura do sinal luminoso.
B) Ultrapassar outro veículo em pontes e viadutos.
C) Dar prioridade de passagem aos pedestres, apenas, quando atravessar
a calçada para entrar em algum estacionamento.
D) Dar preferência de passagem aos pedestres que estiverem nas faixas de segurança, onde não existir sinal luminoso.
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30)Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar crianças, pessoas idosas ou deficientes físicos atravessando a via, deve:
A) Diminuir a velocidade, buzinar e seguir em frente
B) Diminuir a velocidade, dar um sinal de luz e seguir em frente.
C) Ignorá-los.
D) Parar o veículo e facilitar a travessia.
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